fbpx Fale Conosco Agende sua Consulta Chamar no Whatsapp
Central de atendimento
Atendente 01
(11) 95063-5868

Enviar mensagem!



[Fechar]
Central de atendimento
Atendente 01
(11) 95063-5868
Enviar mensagem!

Enviar mensagem!

[Fechar]

Dor no estômago: quando é hora de procurar o médico?

Saiba o que pode estar causando o problema e como lidar com isso

A dor de estômago é um problema que precisa ser investigado, pois várias questões podem estar envolvidas, desde mais simples às mais graves. É importante estar a par do assunto para que, ao notar os primeiros sinais, busque apoio especializado.

Acompanhe o artigo e fique por dentro do tema.

O que é dor de estômago?

Desconforto intenso e dolorido, cólicas e náuseas costumam ser usados para descrever o que os médicos chamam de dores de estômago ou de barriga. Esses sintomas geralmente começam gradualmente e podem ser acompanhados por gases, distensão abdominal ou diarreia. Eles podem ser significativos o suficiente para fazer você querer se deitar ou apenas causar um mal-estar geral.

O que pode causar a dor de estômago?

Algumas condições podem interferir diretamente no surgimento destas dores. As mais comuns são:

Indigestão – Certos alimentos e bebidas, incluindo alimentos picantes, comidas mentoladas, cafeína e álcool, podem causar dor de estômago, azia e gases. Muitas pessoas sofrem de azia crônica – ou refluxo ácido – enquanto outras podem apenas ser incomodadas episodicamente. Mesmo comer muito de uma vez ou antes de dormir pode causar refluxo;

Infecção gastrointestinal viral – mais comumente conhecida como gripe estomacal, os sintomas incluem vômitos e diarreia e, às vezes, febre. A gripe estomacal surge repentinamente e tende a se espalhar rapidamente pelas escolas e residências;

Constipação – normalmente descrita como uma mudança no padrão intestinal com evacuações menos frequentes;

Cólicas menstruais – Cólicas geralmente são previsíveis com base no ciclo mensal da mulher;

Estresse – as pessoas carregam estresse em diferentes áreas do corpo, algumas na forma de dores de cabeça, enquanto outras sentem dores no pescoço, ombros ou costas. Alguns de nós carregam estresse em nossos estômagos. Um dia estressante pode desencadear um surto, especialmente em pessoas com síndrome do intestino irritável.

Além disso, alguns sintomas podem indicar problemas mais sérios, como:

  • Febre;
  • Diarreia;
  • Constipação persistente;
  • Sangue nas fezes;
  • Náusea persistente;
  • Vômito persistente;
  • Vomitando sangue;
  • Sensibilidade severa da barriga;
  • Icterícia, que é a descoloração amarela da pele;
  • Inchaço do abdômen.

 

Quando devo procurar o médico?

A dor abdominal que normalmente requer cuidados urgentes inclui:

Uma dor aguda e penetrante que surge de repente e pode até acordá-lo;

Dor localizada em uma determinada área, como o umbigo ou parte inferior do lado direito, e é acompanhada por febre, calafrios, sudorese e outros sinais de apendicite aguda;

Dor acompanhada de inchaço no abdômen.

Dores abdominais, especialmente se a dor ocorrer na parte superior do estômago. Isso pode ser um sinal de ataque cardíaco, principalmente em mulheres, e deve ser avaliado rapidamente por um médico.

O médico especialista pode realizar o diagnóstico do seu problema mediante exames de sangue, testes de raio-x ou imagem e endoscopia.

Portanto, é fundamental que você procure um profissional de confiança ao notar o surgimento de dores no estômago. Não deixe de lado estes sinais! Agende sua consulta o quanto antes.



Deixe um comentário